Endometriose no Diafragma: Sintomas e Diagnóstico
Site: https://fernandoguastella.com.br/
Link do Vídeo: • Endometriose no Diafragma: Sintomas, ...
VÍDEO EXCLUSIVAMENTE INFORMATIVO E DE FORMA ALGUMA SUBSTITUI UMA CONSULTA MÉDICA
Deixe sua dúvida nos comentários!
Siga minhas redes sociais
Facebook: / dr.fernandoguastella
Instagram: / dr.fernandoguastella
Twitter: / guastelladr
Consultas:
11 99207-8715 (Whastapp) ou 11 5990-2156
Neste vídeo vou explicar a endometriose no diafragma, sintomas, como fazer o diagnóstico e os tratamentos disponíveis.
A endometriose no diafragma acomete entre 0,6 e 1,5% das mulheres com endometriose profunda ,e portanto, é uma forma pouco comum da doença
A endometriose no diafragma é um dos 3 tipos da endometriose torácica, que pode acometer o pulmão, a pleura que é a membrana que envolve o pulmão e a forma mais comum que é no diafragma, o músculo que separa o tórax do abdome e responsável pelo nosso movimento respiratório.
Entre 95 e 97% das endometrioses no diafragma acontecem do lado direito, pois qualquer líquido no abdome quando a mulher deita, ele escorre pelo lado direito e encosta no diafragma.
Esta é, inclusive, uma das explicações que sustentam a teoria da menstruação retrograda como fator de risco para o desenvolvimento da endometriose, pois os locais mais comuns da doença , são justamente onde o sangue fica acumulado no abdome.
Os sintomas específicos da endometriose no diafragma são:
Dor no ombro direito no período menstrual.
Tipo facada
Pneumotórax espontâneo do lado direito
Pneumotórax é quando entra ar entre o pulmão e a pleura e pode acontecer quando o diafragma é perfurado por uma lesão de endometriose, levando a quadros de falta de ar.
É um sintoma menos conhecido, mas cerca de 30% destes episódios em mulheres na idade reprodutiva do lado direito, são causados por endometriose e este problema acontece tipicamente entre 24 horas antes do início da menstruação, até 72 horas após o término da menstruação.
É importante destacar que a maior parte das mulheres com endometriose no diafragma possuem lesões de endometriose profunda em outros locais da pelve e, por este motivo, outros sintomas da endometriose estão geralmente associados como:
Cólica menstrual forte
Dor na relação sexual
Dor para evacuar no período menstrual,
Diarreia ou constipação.
Dor para urinar durante o período menstrual
Distensão abdominal.
O diagnóstico de endometriose no diafragma é feito pelo US com preparo intestinal, na parte abdominal do exame e pela ressonância magnética.
A RM é o exame de escolha para esta forma da doença e o ginecologista deve fazer uma solicitação específica no pedido médico, pois do contrário o diafragma não é incluído na avaliação da pesquisa de endometriose na pélvica e isso é muito importante
O tratamento inicial é com hormônios e mudanças no estilo de vida e se não for suficiente para o control dos sintomas, o tratamento cirúrgico está indicado.
A cirurgia deve ser sempre realizada por laparoscopia ou cirurgia robótica, com retirada de todas as lesões de endometriose por excisão e às vezes, dependendo da extensão da doença, uma abordagem conjunta com o cirurgião torácico é necessária.