#CienciaNews #OlaCiencia
Vídeos originais:
Canal DutchSteamMachine
/ @dutchsteammachine
Roteiro:
Por mais incrível que seja assistir as imagens históricas dos desembarques da missão Apollo na Lua,
você deve admitir que a qualidade às vezes não é tão boa assim.
Embora a NASA tenha trabalhado na restauração e aprimoramento de algumas das imagens, algumas ainda são granuladas ou embaçadas.
Agora novos desenvolvimentos em inteligência artificial levam aos espectadores uma experiência quase nova em assistir alguns vídeos históricos da Apollo.
Um especialista em restauração de fotos e filmes, que tem o nome de DutchSteamMachine, trabalhou um pouco da inteligência artificial para aprimorar o filme Apollo original, criando clipes e imagens surpreendentemente nítidos e vívidos.
"Eu realmente queria proporcionar uma experiência sobre essa filmagem antiga que nunca foi vista antes", disse ele ao Universe Today.
dê uma olhada na nitidez de Neil Armstrong nesta versão aprimorada do frequentemente visto "primeiro passo" do Apollo 11, feito por uma câmera de 16 mm dentro do Módulo Lunar:
A imagem do passeio de Rover originalmente filmada em 12 quadros por segundo passou a ter 60 FPS
A IA usada pelo DutchSteamMachine é chamada de frame de vídeo com reconhecimento de profundidade INterpolation, ou DAIN, para abreviar. Essa IA é de código aberto, gratuita e constantemente desenvolvida e aprimorada.
A interpolação de movimento ou interpolação de quadro com compensação de movimento é uma forma de processamento de vídeo na qual os quadros de animação intermediários são gerados entre os existentes, na tentativa de tornar o vídeo mais fluido, para compensar a desfocagem, etc.
"As pessoas usaram os mesmos programas de IA para trazer de volta à vida as gravações de filmes antigos do século XX, em alta definição e cor", afirmou. "Essa técnica parecia uma ótima coisa para aplicar em imagens muito mais recentes".
DutchSteamMachine faz esse trabalho em seu tempo livre e o publica gratuitamente em sua página do YouTube.
Tem até um slogan : "Preservando o passado para o futuro",
Na descrição tem um link do canal do YouTube usado para divulgar este trabalho e se você quiser e puder pode até ajudar para que este trabalho continue.
#OldApolloFootage #GetUpgraded #RedeUPC
Fonte:
https://www.sciencealert.com/watch-th...