APÓS 800 ANOS, O CÉU VAI GANHAR UMA "ESTRELA" NO NATAL !

Опубликовано: 19 Декабрь 2024
на канале: Ciência News
177,840
7.6k

#CienciaNews #OlaCiencia

A conjunção é um termo utilizado em astronomia, e indica um momento em que, vistos de algum lugar (normalmente a Terra), dois corpos celestes aparecem perto um do outro.
Desde o verão
Olhando para o céu noturno em qualquer ponto da Terra
Júpiter e Saturno parecem estar se aproximado.

por causa das diferenças nas órbitas, o alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais,

mas a conjunção do final de 2020 é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas", disse o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan. "Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento visível no céu noturno
mais próximo entre esses objetos ."

Tecnicamente, os dois maiores planetas de nosso sistema solar ainda estarão separados por centenas de milhões de quilômetros. Mas, em 21 de dezembro, do nosso ponto de vista, eles vão parecer que estão quase se tocando, criando um ponto de luz radiante que está sendo apelidado de Estrela do Natal, ou Estrela de Belém, por razões óbvias.

Mas esta deve ser apenas uma coincidência. Os astrônomos há muito teorizam que a verdadeira estrela da natividade pode ter sido uma rara conjunção de Júpiter, Vênus e uma estrela brilhante chamada Regulus que ocorreu por volta de 2 a.C.


Para tornár o dia ainda mais especial: 21 de dezembro também marca o solstício de inverno - a noite mais longa do ano, o ponto crítico em que a luz do dia mais uma vez começa a ganhar terreno sobre a escuridão.

Na noite de maior aproximação Jupter e Saturno parecerão com um sistema duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da lua cheia".

"Para a maioria dos observadores com telescópios, cada planeta e várias de suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão naquela noite."

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao equador, o evento poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan disse que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites.

"Quanto mais ao norte um observador estiver, menos tempo eles terão para vislumbrar a conjunção antes que os planetas afundem abaixo do horizonte", disse ele.


Felizmente, os planetas serão brilhantes o suficiente para serem vistos ao amanhecer.


Aqueles que preferem esperar para ver Júpiter e Saturno tão próximos e mas mais altos no céu noturno precisarão ficar por aqui até 15 de março de 2080, disse Hartigan.

Depois disso, o par não fará essa aparição até algum dia após o ano 2400.


Vai perder esta ??

#CristmasStar #Alignment #JupiterAndSaturn





Fontes:

https://phys.org/news/2020-12-closest...