05 GAMBIARRAS pouco MOSTRADAS da PARTE ELÉTRICA 🚫😬

Опубликовано: 19 Октябрь 2024
на канале: Engehall Elétrica
43,972
3.6k

⚡️ MINI-CURSO Eletricista com Salário de Engenheiro = https://eletr.co/red.ese01
------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Gambiarra elétrica… um tema que muito “ELETRECISTA” gosta de defender, afinal, “o bisavô do meu vizinho fazia assim em 1930, aprendi assim, sempre fiz assim, nunca deu problema” e blá blá blá, então tá né?

Brincadeiras à parte meus queridos, no vídeo de hoje resolvi trazer pra vocês 5 gambiarras que algumas pessoas fazem que parece até que tá certo de tão “bem feitas”, mas na verdade, é um grande problema, tanto para a instalação quanto para o risco que isso oferecer aos usuários.

No TOP 5 temos a famosa gambiarra de ligar dois disjuntores monopolares ao invés de ligar um disjuntor bipolar. Os disjuntores bipolares são projetados para desligar simultaneamente as duas fases, interrompendo assim completamente o fornecimento de energia para o circuito.

Ligar dois disjuntores monopolares no lugar de um disjuntor bipolar pode resultar em uma desconexão inadequada, deixando uma parte do circuito energizada, representando um risco de choque elétrico para qualquer pessoa. Além disso, não há garantia de que ambos os disjuntores desligarão simultaneamente em caso de sobrecarga ou curto-circuito, conforme teste que já fizemos aqui no canal.

Pra TOP 4 temos outro clássico. Colocar tomada e plug 20A para fazer a conexão do chuveiro. Meu querido, um chuveiro bipolar de 5500W consome 25A. A tomada é para no máximo 20A. O uso de uma tomada comum para ligar um chuveiro pode levar a riscos de sobrecarga elétrica, superaquecimento dos fios e até mesmo a incêndios. Use conectores para fazer este tipo de ligação. Caso utilize conector de porcelana, l mbre-se de crimpar os cabos antes de parafusar os bornes. Isso ajuda a não “machucar” os fios do cabo e garante assim uma melhor conexão.

No TOP 3 temos outro clássico que alguns ainda insistem em fazer, que é colocar um interruptor para ligar e desligar a energia do chuveiro.
Meu querido, se não é recomendado usar tomadas que suportam 20A, você acha que o interruptor que suporta 10A irá aguentar? Não faz sentido nenhum continuar fazendo isso.
Alem disso, o item 9.2.4.3.1 da NBR5410 proibe o uso de dispositivo de proteção, seccionamento e comando próximo ao BOX na região do chuveiro.

Já no TOP 2 temos o inimigo silencioso, que quando resolve dar problema (e acredite, vai dar problema), é difícil de encontrar e vai te fazer o dono da edificação gastar rios de dinheiro. Estou falando das emendas que ficam escondidas, dentro dos eletrodutos. Meu amigo, isso é problema pra mais de metro”!!! E porque vai fazer o dono da edificação gastar rios de dinheiro? Simplesmente porque a fuga de corrente é difícil de se encontrar. Então tem a mão de obra do eletricista procurando por esse vazamento e o cliente pagando pelo vazamento. O detalhe é que o vazamento de água conseguimos ver, já o elétrico não… é o famoso “tô invisível”

E para TOP 1, está a interrupção do neutro no interruptor, ao invés da FASE. Além do risco de choque elétrico em uma pessoa que for realizar a manutenção no ponto de iluminação, imaginando que naquele ponto não haverá energia, tem um outro probleminha que este tipo de ligação pode causar.

Já reparou que algumas lâmpadas, principalmente as de LED, costumam ficar um pouco acesas, mesmo com o interruptor desligado? Então, isso também acontece devido a este seccionamento do neutro no interruptor. Neste caso também tem o problema do aumento no consumo de energia da edificação e uma diminuição da vida útil da lâmpada… ou seja, este tipo de ligação só traz prejuízo.