⚡️ DIAGRAMAS: https://eletr.co/vdc_040923
------
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ https://eletr.co/aula?utm_content=Bup...
--------------------------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽ https://eletr.co/fala-eng
--------------------------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
➽ https://eletr.co/links?utm_content=Bu...
--------------------------
👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://eletr.co/nr10?utm_content=Bup...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Como transformar um aterramento TT em TN-S?
Será que é possível transformar o aterramento TT em TN-S?
Eu sou André Mafra, eletricista e engenheiro, e diariamente estou aqui na internet ensinando pessoas a se tornarem eletricistas profissionais, seguros e confiantes. Por isso, já me segue para mais dicas!
O aterramento elétrico é uma medida de segurança cuja função é conectar um equipamento à terra com o objetivo de eliminar uma fuga de corrente do sistema, protegendo os usuários contra choques elétricos acidentais
Existem basicamente 3 tipos de aterramento.
O Esquema TN com suas variações TN-C, TN-S e TN-C-S, o Esquema TT e o Esquema IT.
No esquema TN, o neutro da concessionária está diretamente aterrado em hastes próximas ao padrão de entrada, e as massas dos equipamentos estão ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.
Porém, vamos abordar hoje apenas a variação TN-S, onde o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos na totalidade do esquema.
Já no esquema TT, o neutro da concessionária está diretamente aterrado em hastes próximas ao padrão de entrada, e as massas dos equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da haste usada para aterrar o neutro.
Percebemos então que a estrutura básica do aterramento TT quanto do TN-S é praticamente idêntica. A diferença está na equipotencialização das hastes de aterramento funcional e a do aterramento de proteção.
Sendo assim, para transformar um aterramento TT em um aterramento TN-S, basta equipotencializarmos o barramento de neutro com o barramento de terra.
E como fazemos isso? Simples, basta ligarmos o barramento de neutro ao barramento de terra em um mesmo barramento, chamado de BEP
E você, também tinha essa dúvida? Comenta aí…
Aproveite Já salva essa aula e compartilhe-a com seus amigos
Vou deixar um link no comentário fixado ou no link do perfil para você fazer o download dos diagramas que mostramos.
Então já clica aí e aproveite o seu presente.