Sincronismo do flash na segunda cortina do obturador - como fazer?

Опубликовано: 21 Октябрь 2024
на канале: Lentes & Lentilhas
12,627
829

Sincronismo do flash na segunda cortina do obturador - como fazer?

Neste vídeo você vai aprender o que é sincronismo do flash na segunda cortina do obturador.
Nós estamos acostumados a usar o nosso flash dedicado na maioria das vezes dentro do que se chama máxima velocidade de sincronismo.Isso significa que o flash vai disparar no momento exato em que as duas cortinas do obturador estão abertas, expondo totalmente o sensor à luz do flash.
Mas, o que será que acontece quando diminuímos a velocidade do obturador até chegar na longa exposição? Nesse caso, em que momento o flash deve disparar? No começo, no meio ou no final da exposição?
Para isso que a sua câmera tem o recurso de seleção de modo de sincronismo entre flash e obturador. Usando esse recurso você consegue balancear flash e luz ambiente.
No modo de sincronismo em primeira cortina, o flash dispara assim que o obturador se abre. Dessa forma, o flash congela o movimento e depois do disparo o obturador continua aberto para receber a luz ambiente. Este é o modo de sincronismo que a sua câmera usa por padrão.
Existe também o modo de sincronismo na segunda cortina, também chamado de sincronismo lento ou sincronismo traseiro, dependendo da marca da sua câmera.
Nesse modo, o obturador se abre, captura a luz ambiente, e no final da longa exposição, o flash faz o disparo. Repare que nesses dois modos a exposição da imagem será idêntica, pois não estamos alterando a fotometria da cena. Então, o que muda entre um ou outro modo de sincronismo entre flash e obturador?
Quando estamos fotografando em longa exposição, qualquer movimento na cena vai deixar um rastro. Já o flash, que é muito mais rápido que o obturador, vai ter a função de congelar o movimento.
Então, quando selecionamos o sincronismo do flash primeira ou na segunda cortina do obturador, estamos determinando o momento em que o movimento vai ser congelado na cena, ou seja, se será antes ou depois do rastro de movimento deixado pela longa exposição do obturador.
Dessa forma, você pode usar esse recurso para fazer fotos mais criativas, combinando flash e luz ambiente.
Espero que você tenha entendido o que significa usar o sincronismo do flash na segunda cortina do obturador.


Este vídeo faz parte do portfólio de produtos da Lentes & Lentilhas - Foto e Vídeo, uma produtora especializada na produção de material de publicidade para empresas.

Se desejar solicitar um orçamento para promover sua marca, produto ou serviço, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

Conheça também nossas outras páginas:

https://linktr.ee/lenteselentilhas