ALICE IN CHAINS "Black Gives Way to Blue" (Papo)

Опубликовано: 10 Ноябрь 2024
на канале: Visão Rock
4,096
403

▶ Um papo sbre "Black Gives Way to Blue" do Alice in Chains. Assista!
▶ Quer apoiar o Canal? Faça sua DOAÇÃO: http://picpay.me/canalfonedeouvido

-------------------
Acessibilidade:

O vídeo de hoje é sobre uma música com carga emocional pesadíssima: Black Gives Way to Blue, do Alice in Chains, que teve a participação de Sir Elton John.

Normalmente, quando falamos sobre Alice in Chains, é bem natural citarmos as músicas da era Layne, dos clássicos Dirt, Facelift e Jar of Files. Mas, quando pensamos no ressurgimento da banda na era DuVall, muita coisa artística boa também veio.

Para contextualizar, o Layne Staley sumiu por muitos anos no meio da década de 90 e ficou muitos anos sem se apresentar ao vivo e longe da mídia. Ele lutou contra depressão e dependência química durante muitos anos, o que resultou na morte dele em 2002.

De fato, a morte do Layne Staley foi um grande baque para a banda, que ficou extremamente arrasada, especialmente Jerry Cantrell, que era muito próximo de Layne, que inclusive faziam muitas parcerias de composição juntos.

Em 2009, a banda viria a lançar Black Gives Way to Blue, um álbum e também música totalmente dedicados à memória de Layne Staley.
Em um especial de rádio, no qual os membros da banda discutiram o álbum com James e Lars do Metallica, o guitarrista Jerry Cantrell explicou: "É uma música muito intensa e de coração aberto por causa de Layne e da experiência que todos nós passamos. É [sobre] enfrentar essas coisas boas e ruins e seguir em frente juntos. Isso mostra o fato de que as coisas estavam muito escuras para nós. É muito literal, e as coisas estão começando a ficar um pouco mais claras. "

O primeiro show que Layne assistiu na vida foi de Elton John, que acabou se tornando fã do Alice In Chains. O guitarrista Jerry Cantrell também foi muito influenciado pelo Rocketman, e da mesma forma que Axl Rose, se tornou músico por conta do lendário músico britânico.
Elton John canta e toca piano nesta faixa. A gravação foi feita em Vegas, onde John estava encerrando seus shows da turnê Red Piano. A colaboração nasceu quando Cantrell achou que a faixa poderia usar piano.
“Estávamos pensando em adicionar piano à faixa e um amigo sugeriu que chamássemos Elton. Lembro-me de rir e dizer: 'Sim, vou resolver isso'. Mas decidi que valia a pena tentar e escrevi-lhe um e-mail explicando o que aquela música significa para nós - que é uma música real e de coração aberto para Layne. Enviamos a faixa a ele e recebemos uma ligação logo depois de dizer que a achava linda e que ele queria tocá-la. Ele estava terminando sua temporada de 'Red Piano' em Vegas, então voamos para lá e saímos por algumas horas. Entrar em um estúdio e ver a partitura daquela música no piano de Elton fez com que tivesse um significado muito especial. Toda a experiência foi muito mágica. "
Segundo os membros da banda, sem dúvidas, essa foi a gravação mais difícil de ser feita em toda a história do grupo. Chegaram a dizer em entrevista, que eles estavam tão emocionados que eles imaginaram que não conseguiriam terminar a faixa.
"Mesmo cortando aquela música, você pode ouvir na minha voz. Você não pode esconder isso. Eu nem sei como consegui passar pela gravação disso, mas continuei me esforçando. Era o produtor Nick, nosso baterista Sean e eu em uma sala, e todos nós estamos chorando muito. Sean tinha ataques de ansiedade e eu estava apenas segurando os pedestais do microfone, [tentando] passar por essa coisa de merda. E foi muito difícil, mesmo na hora de escrever aquela música. Houve um grande sofrimento ali que eu estava segurando por muito tempo - acho que todos nós estávamos. E ao escrever essa música, eu meio que vomitei. Isso provavelmente desencadeou uma grande parte do processo de luto que provavelmente não aconteceu bem no momento em que Layne faleceu. E acho que uma grande parte disso, para mim, foi que eu tive que pegar a estrada após a sua morte, então provavelmente estava carregando um monte de coisas por aí. E provavelmente ainda vou. Como eu disse, nunca vai ficar bem. "
A colaboração com Elton John foi particularmente especial para Cantrell, que se lembra de seu pai voltando para casa depois de servir na Coréia e dando a ele os maiores sucessos do cantor. Foi o primeiro álbum que Cantrell possuiu.

https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...
https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...

--------------------------------------------------------
Materiais utilizados:

Sony A6000
Lente 18-55 Sony
1 softbox
1 refletor led
---------------------------------------------
Edição:
Reaper
Adobe Photoshop
Adobe Premiere (edição vídeo)
---------------------------------
ALICE IN CHAINS "Black Gives Way to Blue" (Papo)